top of page

O que um psicólogo clínico faz? Entenda o papel na sua saúde mental

  • Foto do escritor: Luana Brito
    Luana Brito
  • 10 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de jul.

psicologo online
Com a terapia online, você pode cuidar da sua saúde mental com acolhimento e flexibilidade, onde estiver.

Confesso que quando iniciei o curso de Psicologia, lá em 2014, eu não fazia ideia do que esperar. Iria estudar sobre sonhos? Sobre a infância? Apenas sobre pessoas com transtornos mentais graves?

De repente, estava em um universo que, com o tempo, se tornou o meu mundo. E se você chegou até aqui também sem saber muito bem o que faz um psicólogo clínico, como funciona a terapia ou até se deveria procurar um psicólogo, este texto é para você.


O que faz um psicólogo clínico na prática?


O psicólogo clínico é o profissional que cuida da saúde mental das pessoas, principalmente por meio da psicoterapia. Na prática, isso significa oferecer um espaço seguro e profissional para que possamos olhar, juntas, para:

  • Questões emocionais do presente e do passado;

  • Traumas, perdas ou transições importantes da vida;

  • Ansiedade, estresse, depressão, autoestima e outras demandas;

  • Autoconhecimento, autorresponsabilidade e escolhas com mais clareza;

  • Compreensão de que pensamentos são eventos mentais, e não necessariamente fatos;

  • Contato consciente com o momento presente, com menos julgamento e mais abertura;

  • E, principalmente, a identificação dos seus valores pessoais, para que você possa construir uma vida mais alinhada com o que realmente importa pra você.


    Psicólogo clínico, psiquiatra, psicanalista… é tudo a mesma coisa?

    Não. E essa confusão é comum. Vamos esclarecer:


  • Psicólogo clínico: graduado em Psicologia, e pode atuar com diferentes abordagens terapêuticas como a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) e a ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso), que são as que utilizo para fundamentar minha prática. Realizamos diagnósticos com base em instrumentos técnicos e escuta clínica, porém, não prescrevemos medicamentos.

  • Psicanalista: pode ou não ser psicólogo. Trabalha com base na psicanálise, uma linha teórica distinta, com outro tipo de escuta e intervenções.

  • Psiquiatra: é médico, com formação em Medicina e especialização em Psiquiatria. Pode diagnosticar e medicar transtornos mentais.


    Muitas vezes, psicólogos e psiquiatras trabalham juntos, de forma complementar, para alinhar o melhor caminho terapêutico para cada pessoa.


    Preciso estar “no fundo do poço” para procurar terapia?

    Definitivamente, não.


    Você não precisa estar estressado, ansioso ou depressivo para buscar ajuda. Terapia não é só para momentos de crise, mas também para quando você deseja entender melhor seus sentimentos, tomar decisões importantes, aquele primeiro passo, sabe? A procura pelo psicólogo também pode ser importante para lidar com mudanças ou simplesmente viver com mais leveza e propósito, longe do piloto automático.


    Como é a primeira sessão com um psicólogo?

    Essa dúvida é super comum. O que eu preciso dizer? E se eu travar?


    Fique tranquila. A primeira conversa é um espaço de acolhimento, sem cobranças. É o momento em que nos conhecemos, você me conta (no seu tempo) o que te trouxe até aqui e eu te explico como funciona o processo terapêutico.

    Geralmente, começo com uma pergunta simples: “O que te trouxe aqui hoje?” A partir disso, construímos juntas um espaço de escuta, cuidado e honestidade.


    Moro fora do Brasil. Posso fazer terapia?


    Sim! Atendo de forma online, com segurança, sigilo e ética profissional. A terapia online permite que você cuide da sua saúde mental no seu idioma, respeitando sua história, cultura e contexto, sem precisar esperar “voltar para o Brasil” para se cuidar.

    Quer conversar?


    Se você sente que está na hora de olhar com mais carinho para si mesma, agende uma sessão comigo.



Comentários


bottom of page